Maquiagem para crianças: como permitir que elas se divirtam com segurança?
- paulaluzstocco
- 26 de dez. de 2023
- 3 min de leitura

O final de ano chegou e com ele vem a alegria e o espírito das festas da época! Mas além das comemorações, também vem a preocupação das mães com as crianças e como elas vão se comportar em eventos especiais.
Uma preocupação que muitas mães têm é se as crianças vão querer se maquiar para essas ocasiões. Afinal, elas tendem a imitar o comportamento dos pais, principalmente das mães, e isso inclui a vontade de se maquiar.
Mas será que é seguro para as crianças se maquiarem? O uso inadequado de produtos de maquiagem pode ser prejudicial à saúde, e é por isso que é importante que os pais saibam como permitir que elas se divirtam de forma segura.
Nesse artigo, vamos explicar como escolher os produtos certos para as crianças e como eliminar os riscos de usar maquiagem inadequada
Crianças podem se maquiar?
A resposta curta é sim, mas precisamos considerar alguns fatores para garantir que a pele das crianças fiquem protegidas e saudáveis.
"A primeira coisa que as mães precisam considerar é que a maquiagem usada pela criança deve ser especificamente para ela. Os produtos destinados a adultos podem ser muito potentes para a pele sensível da criança, causando alergias ou até mesmo irritação", explica a dermatologista Paula Luz.
Além disso, as mães devem sempre usar produtos livres de óleos e parabenos para garantir que os poros da pele da criança não sejam bloqueados. Esses produtos também devem ser testados dermatologicamente para evitar reações alérgicas.
Por último, as mães devem se lembrar de que a maquiagem deve ser usada com moderação. Aplicar muita maquiagem pode ser prejudicial para a pele das crianças e também pode distorcer a imagem que elas têm de si mesmas.
Qual o tipo adequado de maquiagem que uma criança pode usar?
O ideal é que quando as crianças manifestarem o desejo de se maquiar, que sejam usadas as maquiagens infantis. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as maquiagens infantis podem ser usadas a partir dos três anos de idade, desde que aplicadas por adultos.
"Crianças podem usar maquiagens infantis registradas pela Anvisa. É sempre bom procurar pelo selo de aprovação da agência e a faixa etária indicada no rótulo do produto. Aproveito para deixar um alerta, maquiagens que acompanham bonecas e outros brinquedos não são próprias para o uso de crianças", explica a dermatologista Paula Luz.
É importante salientar que criança não pode usar maquiagem de adulto, mesmo que sejam maquiagens hipoalergênicas. A pele delas pode sofrer reações alérgicas. A maquiagem infantil tem menos aditivos químicos do que os produtos destinados aos adultos.
Conheça as características da maquiagem infantil
É importante que você tenha em mente quais são as características da maquiagem infantil e fique sempre atento aos rótulos.
Precisa passar por testes de segurança, como de toxicidade, fotoirritação, compatibilidade cutânea e ausência de potencial alergênico;
Baixo poder de fixação;
Com relação aos batons, suas cores devem ser suaves e temporárias;
Os cosméticos podem ter aromas ou sabor, mas é importante ficar de olho para que as crianças consumam os produtos.
O que acontece com a criança que passa muita maquiagem?
Por mais que a maquiagem siga todos os critérios para ser usada em criança, vale lembrar que é preciso tomar cuidado com os excessos, seja pelo risco dermatológico, como alergias locais, quanto pelos impactos na autoestima.
"Quanto à segurança do produto, não custa lembrar mais uma vez que a maquiagem de adultos não deve ser usada em crianças. O uso precoce aumenta a chance de desenvolver dermatite de contato, acne, fotossensibilidade e intoxicações pela absorção cutânea. Cosméticos, que contenham ftalatos, parabenos e fenóis atuam ainda como desreguladores endócrinos, podendo provocar casos de puberdade precoce", alerta a dermatologista.
Entenda como deve ser retirada a maquiagem do rosto da criança
A maquiagem infantil adequada não exige mais do que água e sabão para sair da pele da criança. O ideal é lavar o rosto com movimentos suaves, usando sabonete infantil. Não há necessidade de usar outros produtos como tônicos e demaquilantes, que são indicados para adultos.
Lembre-se de que a maquiagem deve ser leve e adequada para a idade da criança. É importante removê-la completamente após a brincadeira e garantir que a pele da criança esteja limpa e hidratada.
Apesar de algumas pessoas ainda terem dúvidas sobre a segurança da maquiagem infantil, os produtos que estão no mercado hoje em dia são seguros e oferecem diversão sem preocupações. É importante que os pais deixem que as crianças explorem esse universo com responsabilidade, supervisionadas por um adulto.




Comentários