top of page
Buscar

Cuidando da sua pele neste verão: dicas para uma pele saudável!

  • paulaluzstocco
  • 20 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura


ree

O verão chegou e, com ele, a necessidade de  cuidados extras para manter a pele saudável e protegida do sol. Se você não tem certeza de como se cuidar nesta estação, não se preocupe: aqui vamos apresentar algumas dicas para proteger sua pele dos danos do sol e da umidade excessiva, sem abrir mão de ter uma pele bonita e saudável. Além disso, também listamos alguns cuidados básicos que você pode adotar em qualquer estação para uma rotina diária de beleza eficaz. Vamos lá?


Que tal curtir o verão de forma saudável?


A estação mais quente e, por vezes, desejada do ano se aproxima e com ela chegam também algumas preocupações com a pele. Pudera! Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre e, por consequência, a radiação solar sobre a pele. Esses fatores, se não observados, podem aumentar o risco de queimaduras e até mesmo do temido câncer da pele.


Os cuidados com esta parte do corpo no verão podem ser um pouco mais difíceis que em outras estações do ano. Isso ocorre porque fatores como o sol, piscina, mar e até mesmo o suor podem influenciar na aparência e na saúde desse órgão tão importante.


“A pele exige cuidados a todo momento mas, por conta das altas temperaturas, a prevenção deve ser reforçada, tudo para evitar doenças, envelhecimento precoce, ressecamento e diversos malefícios que podem acometer essa parte do corpo”, pontua a dermatologista Paula Luz.


Confira algumas dicas práticas para manter a pele saudável no verão


Para manter a pele saudável no verão, é importante adotar algumas medidas, como: 


  • Ingerir bastante líquido durante o dia;

  • Usar protetor solar mais vezes ao dia; 

  • Evitar as horas mais quentes para exposição; 

  • Manter uma alimentação mais leve porém, equilibrada; 

  • Manter a pele seca, livre do suor, mas devidamente hidratada e 

  • Utilizar roupas mais leves.


A pele das crianças também merecem atenção


Nas crianças, as queimaduras solares são as mais comuns de ocorrerem nesta estação, por conta da pele sensível, principalmente durante os dois primeiros anos de vida. 

O uso do filtro solar é permitido a partir dos seis meses de idade, desde que seja um produto adequado para a pele que irá receber. É importante buscar orientação com pediatra ou dermatologista sobre qual o melhor produto para cada caso. 


“Os cuidados com as crianças não são diferentes dos adultos. A hidratação e proteção são fundamentais. Como eles tendem a brincar mais na areia ou ficar por mais tempo na água é preciso atenção na roupa molhada para evitar assaduras, na pele sempre com proteção para não ter ardência e principalmente na ingestão de água”, finaliza a dermatologista Paula Luz.


Você sabe escolher o filtro solar?


Apesar de bastante conhecido entre a população, o uso do filtro solar ainda gera dúvidas quanto ao fator de proteção ideal e a forma de aplicação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso diário do produto traz uma série de benefícios à pele, dentre eles a prevenção de manchas solares, melasma, queimaduras, envelhecimento precoce e o câncer de pele.


A melhor forma de proteção é o uso contínuo e a aplicação correta: obedecendo a quantidade tanto do produto, como às vezes passadas durante o dia. Além disso, a médica ressalta que é sempre bom a pessoa utilizar um filtro solar específico para o tipo de pele.


  • Oil Free - não tem óleo na composição e é mais indicado para pele oleosa;

  • Cremoso - mais hidratante, indicado para peles secas;

  • Toque seco - possui efeito matificante. É indicado para pele oleosa.

“O mais indicado é que o fator de proteção solar seja de, no mínimo, 30. Além disso, é importante observar se o produto tem protetor físico, quando se cria uma película protetora. Esse produto é indicado para peles sensíveis ou o químico, quando absorve os raios, minimizando a energia. Também é importante verificar se o filtro solar é de amplo espectro, que oferece proteção, tanto para os raios UVA, aqueles presente em todos os lugares, do nascer ao pôr do sol, seja de maneira direta ou refletida e os raios UVB, que são responsáveis pela queimadura imediata, que deixa a pele vermelha e ardida depois de algumas horas de exposição”, detalha a dermatologista.


Agora que você já sabe quais cuidados tomar, já pode curtir o verão tranquilamente. A Clínica Luz permanece à disposição para cuidar da sua saúde e beleza nesta temporada!


Comentários


Contato

Centro Médico Lucio Costa: SGAS 610/611, Bloco 1, Salas 117/118, Av. L2 Sul, Asa Sul, Brasília/DF

Email: clinicaluzbsb@gmail.com

Tel: (61) 99826-0124 | (61) 3526-6867

  • Whatsapp
  • Instagram
ICONE LOGO BRANCA.png

Email enviado!

Clínica Luz - Responsável Técnica: Dra. Paula Luz Stocco - CRM-DF: 19028

bottom of page