Check-up dermatológico – Saiba mais sobre a importância de cuidar da saúde da pele
- paulaluzstocco
- 9 de jan. de 2024
- 4 min de leitura

Início do ano é época de colocar as promessas em dia. Para alguns, começar uma dieta. Para outros, dar o start na malhação. Muita gente também decide fazer um check-up geral: vai no cardiologista, no dentista, e em outros médicos. Mas, o que muita esquece é de ir em um dermatologista, cuidar da saúde da pele.
O intuito deste artigo é mostrar o quanto este check-up dermatológico é importantíssimo e de quanto em quanto tempo ele deve ser feito. Segundo a dermatologista Paula Luz, da Clínica Luz, o ideal é que ele seja realizado uma vez por ano.
Assim, é possível detectar precocemente um possível câncer de pele (que é uma das formas mais comuns de câncer, mas se diagnosticado rapidamente, tem altas taxas de cura); fazer uma avaliação em sinais e em manchas de pele; se prevenir e tratar de envelhecimento de pele; além de receber instruções de tratamento, caso tenha alguma doença.
Uma das formas mais comuns de câncer, atualmente, é o de pele; porém, se for detectado rapidamente, ele tem altas taxas de cura. Por isso, é importante ir a um(a) especialista. Ele(a) fará uma análise completa da sua pele, vai poder identificar possíveis lesões e, se for preciso, também pode solicitar uma biópsia para ter um laudo mais preciso.
De acordo com o Ministério da Saúde, os melanomas, um dos tumores mais malignos que existem e com potencial risco de disseminação para outros órgãos, representam 8,5 mil diagnósticos/ano e 10% de todos os casos de câncer de pele registrados no Brasil. Ele pode se originar de pintas pré-existentes ou novos sinais que surgem sem lesões prévias. Quando o melanoma é diagnosticado precocemente pode ter mais de 90% de chance de cura.
Tratamento de doenças de pele
Algumas doenças de pele podem interferir diretamente na qualidade de vida da pessoa. E, para tratar estas doenças, é preciso de um médico que prescreva os medicamentos adequados.
Um exemplo é a psoríase, que é uma doença crônica da pele. Ela é caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas e afeta cerca de 5 milhões de pessoas no país, em especial nos grupos entre 30 e 40 anos e entre 50 e 70 anos, sem distinção quanto ao gênero, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Já o eczema é uma inflamação aguda ou crônica na pele que gera sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão, podendo ser causado por uma alergia. Esta doença de pele não tem cura, mas pode ser controlada com o tratamento indicado pelo dermatologista. Este tratamento vai depender da gravidade, mas inclui evitar sabão e outros agentes irritantes. Alguns cremes ou pomadas também podem aliviar a coceira.
Avaliação de sinais e manchas de pele
De acordo com a dermatologista Paula Luz, da Clínica Luz, fazer este check-up dermatológico é de extrema importância, pois, desta forma, o(a) especialista vai poder avaliar manchas, sinais, pintas e outras lesões na pele.
“Neste check-up, nós conseguimos verificar se são normais ou se representam algum risco à saúde, e fazer as devidas orientações para o paciente, principalmente se ele tiver muitos sinais ou então algum histórico familiar de câncer de pele. É evidente que estas orientações são personalizadas e feitas de acordo com a necessidade de cada um”, afirmou Paula Luz.
Segundo ela, este exame físico deve ser feito sob uma iluminação adequada; desta forma, é possível observar alterações na cor da pele, verificar se há alguma mudança na sua espessura, se tem ou não sintomas como prurido, dor e ardor.
Proteção solar
Estamos no Verão, época do ano em que as pessoas ficam mais expostas ao sol. E nada melhor do que saber como se proteger. Neste check-up dermatológico o especialista pode te dar dicas de qual a proteção certa para o seu tipo de pele, para evitar danos à pele, queimaduras, envelhecimento precoce, e até mesmo câncer de pele.
Como se planejar para fazer procedimentos estéticos?
O que pouca gente sabe, é que para fazer procedimentos estéticos, também, é necessário planejamento; e o início do ano é a época ideal para se programar. Desta forma, você terá mais êxito para alcançar os resultados desejados. A primeira coisa que você deve fazer é consultar um dermatologista e apontar seus desejos.
“Pode parecer estranho falar em planejar tratamentos estéticos, mas a questão é que a pessoa se programa para fazer os procedimentos nos períodos adequados, os resultados são muito melhores. Por exemplo, a toxina botulínica, o ideal é que sua aplicação seja feita de duas a três vezes ao ano. Os preenchimentos devem ser feitos anualmente, os estimuladores de colágeno também”, explica a especialista.
Outro fator importantíssimo é considerar o tempo de recuperação. Isso porque alguns procedimentos exigem várias sessões. Por exemplo, tratamentos que utilizam laser, ou peelings químicos, esfoliações, podem deixar sua pele mais sensível à luz solar. Então, o mais indicado é que você os faça nos meses mais frios, ou então, que você evite pegar muito sol durante a recuperação.
Dicas para cuidar da pele
Usar o filtro solar de forma correta e regular;
Usar chapéus;
Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, onde predominam os raios UVB;
Sempre que puder, escolha ambientes ao ar livre que ofereçam sombra de forma eficiente.
Agora que você sabe o quanto é importante estar atento aos cuidados da pele, compartilhe essa informação para que mais pessoas possam se cuidar também. Entre em contato com a gente e vamos juntos manter a sua saúde em dia!
Comments